8.17.2001

Nesta sexta-feira, a minha editora vetou a matéria que estava fazendo sobre animadores. Infelizmente ela não achou noticioso. Eu achei, inclusivo entendi que o assunto é bastante interessante. Enfim, gostei pra caramba de escrevê-la, produzi-la, por isso vou publicá-la aqui.
Computador difundi animação e tira brilho de desenho à mão
Por Tiago Pariz
SÃO PAULO - A tarefa desenhar e toda produção de arte final e animação está muito mais fácil com a tecnologia possibilitada pelo computador, porém essa acessibilidade tem seus problemas: o desenho mais chapado e a massificação da animação
A máquina está tão difundida que não somente novos artistas utilizam-na, desenhistas consagrados como o cartunista Laerte estão comprometidos até o pescoço com a máquina. Basicamente, ele usa as ferramentas na arte final de sua produção, ou seja, pintar e "esculpir o traço".
O cartunista aponta como a principal eficácia do computador a velocidade que imprimiu à sua produção, mas admite que por isso seus desenhos perderam um pouco de qualidade.
Laerte afirma que não tem muito tempo de detalhamento por causa da quantidade de produção."O ritmo de trabalho acaba sendo contrário ao cuidado, consequentemente empobreceu meu traço", disse, mas fez uma ressalva: "Não que meus trabalhos sejam ruins, mas se pudesse criar menos, eles seriam mais minuciosos".
Para Laerte, existe na produção pelo computador um paradoxo: utilizando as ferramentas de pintura, luz e dégradé cria-se um vício conservador no traço, pois o desenhista envolve-se em armadilhas de criatividade como a restrição de técnicas de desenho.
Mas não é somente no desenho estático que o computador está contribuindo. Ele aparece ainda mais forte no uso de animação para Internet.

A ANIMAÇÃO PARA WEB E SEUS PESARES

O ilustrador Daniel Santiago explica que a difusão do computador deve-se essencialmente à facilidade do uso dos programas.
"Qualquer um com um computador básico pode fazer seu desenhinho e dar a cara para bater. Não precisa de muito dinheiro tampouco experiência", disse.
"Para ser um animador não há muita dificuldade, precisa apenas de muita paciência e domínio dos programas", afirma o ilustrador e animador Rodrigo Manfredi.
O animador da Produtora Aqueles Caras, Bernardo Prata, resume isso "na possibilidade de criar sozinho, aprender a usar o software e com um orçamento quase nulo ter um desenho animado".
O que ele quis dizer é que não é mais necessário ir à uma ilha de edição, gastar com filmes, fotolitos e material de desenho, ou seja, uma pessoa em casa com um pequeno conhecimento de Flash pode transformar uns rabiscos em animação.
Foi assim que ele e seu colega Julian Coate produziram a animação "Popozão" para o Animamundi 2001 e ficaram em segundo lugar na categoria melhor vídeo brasileiro.
Coate acredita que é nesta facilidade que surge o problema: a massificação das animações. "Por mais ferramentas que programas como o Flash tenham, elas não ensinam noções de animação, como luz, contraste, profundidade. Com isso, o trabalho fica pobre muito mais pobre", disse.
Santiago acredita que para não cair nesse marasmo é necessário a presença de uma pessoa com o conhecimento de desenho no trabalho. "A inovação está na presença de ilustradores que aumentam a qualidade dos desenhos e animações. Tornando-os cada vez mais parecidas com desenhos animados", afirma.
Coate concorda com Santiago e vai um pouco mais além, pois entende que ao computador falta a ferramenta "criar criatividade". Forma que para ele somente um pincel e uma caneta podem moldar.
Ele exemplifica com o desenho "O Velho e o Mar", de Alexander Petrov, vencedor do último Oscar como melhor animação. "Ele utilizou de uma técnica onde cada quadro é uma pintura feita com dedo e pincéis usando uma tinta siliconada sobre vidro", disse. "O computador por si só nunca será capaz de criar algo desse porte", acrescentou.
Dessa forma a máquina acaba criando um paradoxo em si mesmo, pois ao mesmo tempo que difundi, massifica e limita a criatividade. Ainda assim, existe o lado positivo dessa explosão de animadores: "É que eles não têm o vício do mercado, então, aparecem produções mais alternativas e completamente experimentais", afirma Coate.
A tarefa de desenhar pode estar muito mais fácil com as ferramentas possibilitadas pelo computador, mas a vivacidade criada com o papel e a caneta, como diz Prata, "nunca ficará obsoleta".
Ontem eu assistia ao Video Music Brasil da MTV e vi o vencedor da categoria democlip - foi um tal, joão os cambau, bom foda-se a banda é uma merda; eu queria que o Diesel tivesse ganho. No discurso da vitória percebia a repugnância que tenho em relação a tais conjuntos. Explica-se: era uma banda de punk rock, amiga de Holy Tree e Gritando HC. Sabe, parece ser tão falso e tão superficial o apego musical dessas bandas, parece que o engajamento deles - não necessariamente político- é pouco ambicioso e não tem nada além de uma camada fina de espírito punk rock. Eu odeio essas bandas, e todas essas merdads que "compre uma ganhe 50". Foda-se essas merdas!

8.16.2001

Primeiramente gostaria de informar minha ausência: uma porra de amígdalite dos infernos -caralho isso aqui é uma merda, dói pra burro. Enfim, tô melhorando... espero estar bem para o show do strike na sexta. Em segundo lugar, vocês sabem quem faz a voz do "This is CNN"??? DARTH VADER!!!! Isso aí, o mesmo que "Luke, eu sou seu pai", o nome dele - James Earl Jones. Da hora, né? Bom estou esperando sexta-feira, como dissera espero estar cento por cento, por que vai ter strike com o lançamento mundial de Maverick, cerveja, o que é muito bom. E mais importante, a minha Lolita chamada Thaís... que beleza. Sexta-feira é o dia!!! Se eu estiver doente ainda, tô fudido, puta que paranhas... que puxa. É isso aí pessoal. Ouvindo Before I Go, Unwritten Law

8.12.2001

Pouco inspirado para palavras. Incluo um pouco de letras que ecoam uma música: "On the way home, this car hears my confessions. I think tonight I'll take the long way. This weather. The wind outisde is bitting.It has left me feeling tired and exposed. You've been asking me to bleed. It seems this kinds of questions come too easy to you now. Your lack of shame comes naturally. I should not be surprised. I should have seen it sooner. You expect me to apologize for things that you've done wrong. While you are inciting others. You're owning up to nothing and I wish that I was gone, because you're not going anywhere, This damp aid is fighting my defroster. My sighs they ring victorious and fog this tinted glass. Its clouded and so is my head. The hint of these new tears are sharp I thry to hold them back. It's useless. I am useless against them. They are beating me with ease. On the way home this car hears my confessions. I think tonight I'll take the long way", The Sharp Hint of New Tears, Dashboard Confessional