11.02.2004

.

Essa é uma fotografia do cubano Alberto Korda chamada El Quijote de la farola tirada em 1959.
Korda é o mesmo fotógrafo que registrou a famosa pose de Che Guevara em 1960, que estampa camisetas, bandeiras, discos, botons, pôsteres. Apesar de ser uma das fotografias mais reproduzidas em todo o mundo, Korda nunca ganhou um centavo por ela.
A fotografia só foi divulgada sete anos depois, em 1967, quando Che foi assassinado na Bolívia. O cubano a repassou para um jornalista italiano que rapidamente a publicou em um cartaz na Itália.
Até Andy Warhol usou a figura capturada do revolucionário argentino para fazer sua arte pop. Ou seja, muitas pessoas ganharam dinheiro às custas da arte de Korda. Num mundo em que a usura e o lucro extrapolam os direitos de vida dos homens, não se pode estranhar tal prática.
Mas até mesmo as empreitadas descabidas do capitalismo têm seu limite, em 2000 após a Vodka Smirnoff estampar em uma de suas propagandas a famosa foto do guerrilheiro heróico, Korda processou a companhia e recebeu seu primeiro royaltie: 50 mil dólares. Ele morreu logo depois em maio de 2001.

Somos todos culpados por nossa ignorância.

Sem comentários: